Scrum para o Setor Social e Governos
Mas antes: O que é Scrum?
O Scrum nasceu como uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software e foi incorporada no universo da gestão de projetos global. A Umanitar é pioneira em Adapar o Scrum ao universo de Projetos Sociais e Governos.
Ele propõe que um projeto seja dividido em diversos (pequenos) ciclos de atividades – conhecidos como Sprint – com reuniões frequentes para que a equipe possa alinhar o que vem fazendo e pensar formas de melhorar o processo com agilidade.
No Setor Social e no ambiente da Administração Pública é possível usar o Scrum com algumas adaptações. A mais importante é saber integrá-lo ao Marco Lógico e ao Plano de Monitoramento e Avaliação para que tudo caminhe em harmonia.
Scrum para Organizações Sociais, Terceiro Setor e Governo
O Scrum é uma ferramenta excelente para a otimização do Tempo ou Cronograma do Projeto.
Uma das principais razões para as pessoas gostarem tanto dos Cronogramas é a sensação de controle sobre o que está acontecendo. Isso faz parte do ser humano. Esta é necessidade de estar no controle da situação, de “prever” o que vai acontecer antes que aconteça, para que possamos nos preparar para eventuais contratempos.
Como em projetos tradicionais o que mais vemos historicamente são contratempos destruindo todos os planos meticulosamente desenhados, o pessoal acostumado com esta abordagem entra em uma espiral contraproducente.
No planejamento de um projeto ágil planejamos as macro entregas do projeto… ou em português mais claro: “Quando vai ser entregue o quê”.
É aqui que suprimos a expectativa de datas dos envolvidos.
O desafio principal do método Ágil é conseguir mostrar que o cronograma deve ser flexível da mesma forma que o escopo dos sprints são flexíveis.
Nos cronogramas de projetos tradicionais é comum vermos uma tentativa de se prever em detalhes todas as atividades que serão necessárias para a entrega de determinado item, ou determinada fase do projeto, com responsáveis, datas de início e término, relacionamentos entre tarefas etc.
Na prática o que acabamos vendo é que é utópico (impossível) achar que conseguiremos prever em detalhes, com uma certa antecedência, tudo o que poderá acontecer, quem fará o que, como será feito e em que ordem.
No Scrum o Gestor decide o que deve ser feito, mas quem decide como as coisas serão feitas é a equipe.
E, como o processo ágil é um processo empírico, a equipe vai aprendendo e melhorando a forma de fazer conforme o projeto avança, a cada nova reunião.
Também por conta de o processo ser empírico, o Gestor pode mudar a prioridades dos itens, incluir novos itens ou até mesmo excluir outros, conforme o projeto avança.
Você não precisa detalhar cada atividade do projeto, apenas o que for relevante, afinal, sua equipe é organizada e consegue trabalhar com aquelas informações.
Se ele é bem monitorado, você não precisaria de um cronograma formal. Mas não esqueça, é preciso monitorar e documentar.
A adaptação mais importante para o Governo e Organizações sociais que optam pelo uso do Scrum é a documentação.
Como os cronogramas serão enviados com objetivos Macros e Metas Macros, ao fechar uma semana do cronograma Micro ele deve ser registrado para que o investidor ou o o dono do projeto possam saber exatamente o que ocorreu.
Nesse caso recomendamos usar a Ferramenta de “Relatório de Atividades” com “Registro de Lições Aprendidas”.
É um Excel simples ensinado pela Umanitar, onde a equipe consegue registrar as atividades executadas, os problemas enfrentados, como foram resolvidos e o que está sendo esperado para o próximo sprint de forma ágil e visual. Com esse documento o Setor consegue garantir transparência para todas as Partes Interessadas.
Existem diversas plataformas que permitem a utilização dessa ferramenta, e recomenda-se o uso on-line (pela agilidade da atualização) para que de forma colaborativa a equipe se envolva e sinta-se “dona” das atividades que planejaram dentro do Scrum.
É a própria equipe que trará para os novos ciclos de atividades (Sprint) do projeto o aprendizado e a melhoria contínua.
Essas informações foram retiradas da Apostila Oficial Umanitar Academy.
Quer se tornar um Gestor de Projeto de Alto Impacto e certificado internacionalmente? Saiba Mais!
Tag:Assistente social, Avaliação de Impacto, Avaliação de projeto social, Captação de Recursos, Certificação Internacional, certificado internacional, como ganhar editais, como ganhar edital, como montar uma ong, como trabalhar na onu, Conhecimento, Consultoria Social, Course, Curso de captação, Cursos para Governo, Cursos para ONG, Cursos terceiro setor, desenho de projeto social, empresa social, Ensino, filantropia, gestao agil, gestão agile, Gestão de Projetos, Gestao Pública, Gestão Social, Impacto Social, Marco Lógico, Master Umanitar GP Agile, Master Umanitar Impact, oportunidade, relações internacionais, Social, teoria de Mudança, terceiro setor, Umanitar Academy, vagas, vagas na onu