Os 03 Princípios da Gestão de Projetos Sociais
Todas as Metodologias Master Umanitar visam e sempre visarão atender às necessidades do Setor Social e Humanitário.
A Metodologia Master Umanitar GP Agile, a mais completa metodologia de gestão de projetos sociais, contempla além de ferramentas de gestão, processos e princípios de liderança que apoiem a realização de projetos e programas sociais considerando a realidade do setor, e sendo capaz de obter níveis altíssimos de eficiência e eficácia na condução desses projetos.
O Master Umanitar GP Agile apresentará um ciclo de vida de Projetos com 7 Fases, 5 Disciplinas, 3 Princípios e 42 Ferramentas. Abaixo, nós explicaremos os 03 Princípios de um gestor Umanitar.
O que são Princípios de Gestão?
Os princípios ou diretrizes são “boas práticas que devem permear todo o projeto”. Seriam como as bases que o líder deve estar atento sempre que tomar uma decisão.
O pensamento de um gestor que estuda métodos de gestão permeia os princípios quando precisa tomar uma decisão: “Estou seguindo as boas práticas que aprendi? A metodologia me instrui a agir conforme esse princípio?”.
O líder ou gestor é o responsável por coordenar as entregas do projeto e, portanto, ele é também o guardião dos princípios, devendo sempre avaliar se suas decisões estão de acordo com os princípios de gestão, independente da fase ou processo do projeto.
1) Foco no Beneficiário:
O Foco no Beneficiário é o princípio mais importante e mais relevante na nossa metodologia. É esse princípio que diferencia e torna essencial tudo o que iremos aprender, pois não há impacto social sem Foco no Beneficiário.
O beneficiário é o sucesso do projeto social, tudo sempre gira em torno dele e sua satisfação, mudança, melhoria e evolução. Um projeto social é um plano ou um esforço solidário que tem como objetivo melhorar um ou mais aspectos de uma sociedade.
Uma sociedade, por definição, é um “grupo humano que habita em certo período de tempo e espaço”. Isso significa que um projeto social tem como objetivo melhorar as condições de vida dos seres humanos em determinado tempo e espaço.
Desta forma, não é possível obter sucesso em um projeto social se o princípio básico desse projeto não for o foco nos seus beneficiários.
2) Embasamento:
Embasamento é o alicerce, a base e o fundamento de algo ou alguma coisa. No âmbito da arquitetura, esta palavra é usada como sinônimo da sustentação que é feita numa construção. A partir do seu sentido figurado, embasamento ainda pode significar tudo aquilo que serve para fundamentar algo.
O embasamento científico consiste em todo o tipo de conteúdo científico que serve como argumento válido para justificar ou defender determinada ideia, conceito, teoria e etc, do ponto de vista da ciência, enquanto o embasamento jurídico representa tudo aquilo que tem como base o ordenamento da justiça, ou seja, de conhecimento da lei jurídica. Quando se diz que determinada situação tem embasamenton jurídico, por exemplo, significa que tem validade e reconhecimento do ponto de vista da justiça.
Sendo assim, ter como princípio o embasamento na nossa metodologia, significa gartir que todas as decisões, escolhas, definições e intervenções deverão obter uma justificativa prévia, colhida através de dados e fatos. O embasamento garante a credibilidade das ações sociais, e isso deve ser o alicerce de todos os gestores Master Umanitar.
Decisões tomadas sem embasamento são apenas hipóteses a serem testadas. Uma hipótese só passa a ser uma informação verdadeira quando é devidamente embasada e comprovada.
3) Adaptabilidade:
A Adaptabilidade é normalmente relacionada à capacidade de se adequar a diferentes situações, sobreviver à adversidades e evoluir com isso. No ambiente corporativo é relacionada à capacidade de acompanhar as constantes mudanças, com a evolução dos colaboradores, processos e produtos.
Na gestão de projetos vem sendo cada vez mais a capacidade de lidar com diferentes tipos de projetos utilizando diferentes métodos ou ferramentas. O Gestor sempre deve ter um Plano B e, se possível, um Plano C.
Garantir que o projeto respira livre e é capaz de se adaptar às mudanças é uma função majoritária e imprescindível para um Gestor Umanitar.
Essas informações foram retiradas da Apostila Oficial Umanitar Academy.
Quer se tornar um Gestor de Projeto de Alto Impacto e certificado internacionalmente? Saiba Mais!
Tag:Assistente social, Avaliação de Impacto, Avaliação de projeto social, Captação de Recursos, Certificação Internacional, certificado internacional, como ganhar editais, como ganhar edital, como montar uma ong, como trabalhar na onu, Conhecimento, Consultoria Social, Course, Curso de captação, Cursos para Governo, Cursos para ONG, Cursos terceiro setor, desenho de projeto social, empresa social, Ensino, filantropia, gestao agil, gestão agile, Gestão de Projetos, Gestao Pública, Gestão Social, Impacto Social, Marco Lógico, Master Umanitar GP Agile, Master Umanitar Impact, Metodologia, oportunidade, relações internacionais, Social, teoria de Mudança, terceiro setor, Umanitar Academy, vagas, vagas na onu