Kanban para Projetos Sociais e Governos
Mas o que é esse Kanban??
Assim como outras ferramentas de Gestão, o Kanban é um método visual para gerenciar e conduzir o trabalho, colaborando principalmente para o Planejamento de Tempo.
Aplicar o Kanban significa visualizar seu trabalho, limitar as atividades em andamento e maximizar a eficiência do fluxo atual.
Equipes que usam o método Kanban focam em reduzir o tempo para executar um projeto ou criar uma funcionalidade.
O método Kanban nasceu em uma fábrica da Toyota e se popularizou por times ágeis de desenvolvimento de software e por Gestores de Projetos, graças a sua flexibilidade, velocidade e eficiência.
Na indústria funcionava da seguinte maneira: Os trabalhadores do chão de fábrica comunicavam os níveis de material em tempo real passando um cartão entre os times.
Quando os materiais na linha de produção estavam vazios, um Kanban (ou cartão) era passado ao depósito para informar o que estava faltando. Então, o depósito sinalizava essa necessidade ao fornecedor para enviar o estoque ao depósito.
Hoje, esse processo é conhecido como fabricação “just in time”.
No Setor Social!
Após a sua origem nas fábricas, o método Kanban foi adotado por times de desenvolvimento de software e se popularizou nos mais variados setores, a Umanitar Academy é Pioneira em ensinar o Kanban em um curso dedicado ao Setor Social e Governo, demonstrando de forma prática como podemos usá-lo nesse tipo de Projeto.
Como o Kanban é um fluxo de trabalho visual, ele usa um quadro (físico ou digital) para planejar e acompanhar as tarefas. Um quadro Kanban usa cartões, colunas e o conceito de melhoria contínua para controlar e engajar a equipe no trabalho que precisa ser finalizado regularmente.
Passo a Passo
No modo kanban os murais normalmente são divididos em três partes: para fazer, fazendo e feito.
Cada cartão precisa apresentar:
– A Tarefa a ser feita,
– O prazo para conclusão,
– O responsável.
As cores podem servir para indicar o andamento da tarefa ou o segmento responsável.
Quando os trabalhos começam, os cartões vão para a etapa posterior, até a finalização dentro do quadro Kanban.
A coluna que estiver com uma vaga em aberto pode receber uma nova tarefa, “puxando” mais um item da linha de produção.
Gerenciar o Fluxo e não as Pessoas!
A ideia de implementar um sistema Kanban é criar um fluxo saudável. Então, a gestão do fluxo está relacionada à gestão do trabalho, mas não das pessoas.
Em vez de microgerenciar as pessoas e tentar mantê-las ocupadas todo o tempo, o Kaban visa focar no gerenciamento dos processos de trabalho e entender como podemos ser mais efecientes.
Misturando o Kankan!
A metodologia Ágil é colocada em prática tanto com o Scrum quanto com o Kanban. Os princípios dessas duas ferramentas são os mesmos, mas a forma como elas funcionam é diferente:
O Kanban serve para visualizar o trabalho, limitar o trabalho em andamento e maximizar a eficiência. É um processo para a melhoria constante no fluxo e qualidade do trabalho.
O Scrum é a prática de trabalhar em intervalos determinados, também chamados de “sprints”, com o objetivo de reunir informações e feedbacks com rapidez e implementá-los no trabalho.
É possível combinar os dois Métodos, assim como é possível combinar quase todas as metodologias de acordo com a necessidade do Projeto.
Para combinar o Scrum com o Kanban é só você pedir à equipe que, na hora de montar o cronograma Scrum (com entregas de curto prazo para aquela semana) que as entregas sejam colocadas em um quadro no formato Kanban e que todos atualizem suas tarefas mudando a posição e cores dos Cartões.
Essas informações foram retiradas da Apostila Oficial Umanitar Academy.
Quer se tornar um Gestor de Projeto de Alto Impacto e certificado internacionalmente? Saiba Mais!
Tag:Assistente social, Avaliação de Impacto, Avaliação de projeto social, Captação de Recursos, Certificação Internacional, certificado internacional, como ganhar editais, como ganhar edital, como montar uma ong, como trabalhar na onu, Conhecimento, Consultoria Social, Course, Curso de captação, Cursos para Governo, Cursos para ONG, Cursos terceiro setor, desenho de projeto social, empresa social, Ensino, filantropia, gestao agil, gestão agile, Gestão de Projetos, Gestao Pública, Gestão Social, Impacto Social, Marco Lógico, Master Umanitar GP Agile, Master Umanitar Impact, oportunidade, relações internacionais, Social, teoria de Mudança, terceiro setor, Umanitar Academy, vagas, vagas na onu