Aprofundamento em Gestão de Projetos Sociais e Método Ágil
Quem escreve esse Artigo hoje é Carla Damião, Diretora Executiva da Umanitar Academy, empresa social Alemã que trabalha com a formação e a certificação internacional de profissionais do Setor Social. Eles fornecem a única especialização em Gestão de Projetos Sociais com método Ágil do Brasil.
Para começar, precisamos entender que Gestão é o ato de organizar, administrar e gerenciar. É um ramo das ciências humanas que visa estudar e melhorar a eficiência dos processos de uma empresa ou organização.
Quando falamos em gerenciar projetos, estamos falando sobre aplicar técnicas, conhecimentos e habilidades para que um projeto atinja um objetivo e obtenha sucesso. Para isso, se faz necessário saber desenhar, planejar, executar e controlar as atividades, os recursos e os riscos. Isso é comum a qualquer método de Gestão, seja ele Ágil ou Tradicional, Comercial ou Social.
A Gestão Ágil nada mais é do que uma adaptação na forma como são gerenciados os projetos, visando maior flexibilidade da equipe para abraçar mudanças e imprevistos.
A gestão de projetos Ágil surgiu para atender a dinâmica moderna dos projetos comerciais, onde as coisas podem mudar muito rapidamente. A Umanitar Academy foi a primeira empresa social a adaptar e incluir esse conhecimento para a realidade dos Projetos Sociais. Mas o que isso significa?
A gestão comercial vai apresentar ferramentas com foco exclusivo no lucro, pois esse é o objetivo dos projetos comerciais, enquanto a gestão social deve apresentar e usar as ferramentas visando o impacto positivo – e isso muda tudo.
Para garantir que o objetivo do projeto seja alcançado um gerente costuma usar ferramentas que irão apoiá-lo durante as etapas do projeto. Algumas ferramentas são comuns a todas as metodologias de gestão enquanto outras só são estudadas nas metodologias específicas da sua área: Ágil ou Tradicional, Comercial ou Social.
Por isso, se você trabalha com projetos sociais, precisa estudar metodologias de Gestão específicas do Setor Social, e se a sua organização/empresa tem uma cultura Ágil (com mudanças constantes e descentralização das atividades), precisa estudar métodos que incluam esse conhecimento.
Vamos aos Exemplos?
Ferramentas Exclusivas da Gestão Social:
– Árvore de Problemas e Objetivos;
– Marco Lógico;
– Teoria de Mudança;
– Mapa do Beneficiário;
– Rota de Intervenção;
– Avaliação de Impacto
– (…)
As ferramentas citadas acima não fazem parte de nenhuma metodologia de Gestão Comercial mas são essenciais para gerenciar projetos sociais. Elas não fazem parte dos métodos Ágil ou Tradicional, ou seja, você jamais vai ouvir falar delas estudando Prince2, Scrum Master, Six Sigma, Kanbam ou PMI.
Ao mesmo tempo elas são extremamente relevantes, conhecidas, e algumas até obrigatórias para garantir o sucesso de um projeto cujo objetivo final é o impacto positivo. São ferramentas altamente usadas pela ONU, BID, Governos e pelas maiores fundações e institutos do mundo.
Ferramentas comuns a todas as Metodologias (Tradicional e Ágil, Comercial e Social):
– Cronograma;
– Mapa de Partes Interessadas;
– Plano de Comunicação;
– Fluxo de Caixa;
– Projeção Financeira;
– (…)
Isso significa que independente de qual metodologia você vai estudar, você provavelmente vai encontrar essas ferramentas acima. Porém, em cada método que você estudar, vai verificar que a forma como elas são apresentadas e a indicação de uso, podem ser muito diferentes. Por exemplo:
Na Gestão Ágil o cronograma deve ser elaborado e atualizado pela própria equipe, enquanto na gestão tradicional o Gestor é o responsável por montar tudo e entregar as tarefas.
Na gestão Social o Mapa das Partes Interessadas tem o beneficiário como principal Parte do Projeto enquanto na Gestão Comercial não há beneficiários e sim clientes.
A projeção financeira de um Projeto Social geralmente é completamente definida antes do Projeto começar uma vez que ele não envolve vendas contínuas, o que acaba sendo completamente diferente da projeção comercial.
Ficou um pouco mais claro agora?
De maneira geral podemos relacionar o ato de gerir projetos com um jogo de Lego. Em algum desses jogos, podemos observar na caixa um manual de instruções que se seguido, resultará em um formato pré-estabelecido. Embora todos os legos pareçam muito similares, se você tiver um Lego cujo objetivo final é construir uma casa e tentar usar suas peças para tentar construir uma fazenda, provavelmente faltarão/sobrarão peças.
Ainda nesse exemplo, os jogos que não vêm com nenhuma instrução te dão liberdade para exercer sua criatividade, de explorar mais suas alternativas. Porém, dependendo da forma que encaixe as peças, o resultado pode ser o que você planejava ou algo tão aleatório que não tome qualquer forma. A mesma coisa acontece com os projetos. Você gerenciar sem qualquer estratégia ou conhecimento do que está fazendo, e pode dar certo, ou os recursos e esforços poderão ser desperdiçados.
De toda forma, se você tiver um manual, suas chances de acertar serão bem maiores.
‘’A excelência na gestão é aquela inspirada pelo engajamento e guiada pelo conhecimento’’
– Silvana Ladi Ramalho
Conheça mais e baixe a Grade Detalhada do curso de Gestão de Projetos para o Setor Social com Método Ágil (Master Umanitar GP Agile) oferecido pela Umanitar acesse: https://umanitar.com/produto/mastergp/
Tag:Andragogia, Assistente social, Avaliação de Impacto, Avaliação de projeto social, Captação de Recursos, Certificação Internacional, certificado internacional, como ganhar editais, como ganhar edital, como montar uma ong, como trabalhar na onu, Conhecimento, Consultoria Social, Course, Curso de captação, Cursos para Governo, Cursos para ONG, Cursos terceiro setor, desenho de projeto social, empresa social, Ensino, filantropia, gestao agil, gestão agile, Gestão de Projetos, Gestao Pública, Gestão Social, Impacto Social, Marco Lógico, oportunidade, relações internacionais, teoria de Mudança, terceiro setor, Umanitar Academy, vagas, vagas na onu