Por que um Assistente Social deve aprender Gestão de Projetos Sociais?
Mas para começar: o que é a Gestão de Projetos Sociais?
A gestão de projetos é uma área da administração de empresas, onde aprende-se a planejar de forma estratégica os projetos desenvolvidos. No caso de uma Organização Social ou do Governo, estamos falando das ações sociais que eles querem executar ou já executam.
Alguns dos conhecimentos mais básicos para quem quer entrar nesse universo seriam:
- Aprender a desenhar um projeto e aprensentá-lo a investidores;
- Montar Cronogramas dividindo as Tarefas das Equipes;
- Projetar os custos básicos de uma ação e verificar se está acontecendo como Previsto;
- Mapear riscos do Projetos e montar um Plano de Ação para eles;
- Montar Relatórios do andamento do Projeto;
- Coordenar a equipe para Garantir que as entregas estão acontecendo;
- Montar um relatório de Resultados ou Impacto ao final do Projeto…
Todas as atividades acima (e muitas outras não listadas) são executadas pelo Gerente de Projetos das Organizações Sociais ou da Administração Pública, por isso, para pleitear cargos mais estratégicos na sua organização, é extremamente necessário obter conhecimentos específicos dessa matéria.
Mas como isso entra no Universo de um Assistente Social?
O Setor Social está mudando e o Mercado vem pedindo cada vez mais Gerentes Sociais especializados. As organizações precisam entregar aos seus investidores dados que antes não eram requeridos. Os editais estão cada vez mais direcionados e exigindo desenhos de projetos cada vez mais bem elaborados, projeções e outras ferramentas que são ensinadas apenas nos cursos de Gestão de Projetos Sociais.
Porém, mesmo com essa alta demanda, ainda não há muitas pessoas na área com essa habilitação. Por isso estamos fazendo esse Artigo.
Vamos pensar assim: o curso de Serviço social forma pessoas habilitadas na função de apoio direto aos beneficiários de um Projeto Social. Isso significa que, ao sair da faculdade, os cargos recomendados para esse professional estarão relacionados com a execução e assistência de projetos.
O curso de Gestão Social (como o Master Umanitar GP Agile) forma pessoas habilitadas na função de Gerência. Ele vai te ensinar habilidades de liderança e estratégia. Isso significa que, ao sair desse curso, os cargos recomendados estarão relacionados à área estratégica do Projeto Social – áreas relacionadas à Gestão do Projeto, com foco no cargo de Gerente.
Então saindo do curso todo mundo estará apto a concorrer a cargos de Gerente?
Isso vai depender das experiências anteriores que cada professional teve, pois as vagas geralmente consideram tanto competências técnicas (aprendidas em cursos de Gestão Social), quanto a experiência de campo (tempo de atuação) conforme a necessidade de cada projeto.
Porém, considerando apenas a competência técnica, no caso de um aluno recém formado e sem experiência de campo, o curso de gestão de projetos sociais é extremamente importante para direcionar sua carreira em um sentido mais estretégico e de liderança.
Um assistente ou analista que possuem conhecimentos de gestão serão vistos como uma possível linha sucessora da liderança do projeto, uma vez que eles já estarão estudando para isso e já possuem diversos conhecimentos sobre o tema.
No caso de um atual gerente, que já possui a experiência de campo mas não possui certificaçoes formais, o curso irá trazer repertório técnico e novas ferramentas que, mesmo não sendo necessárias ao projeto que ele trabalha atualmente, irão completar o seu portifólio, e aumentar as suas possibilidades de atuação.
O Mercado para um Gestor Social
A gestão de projetos sociais tem sido uma das áreas com maior crescimento dentro das organizações e governo, mas a busca por esses profissionais ainda tem sido difícil. Portanto, saber gerenciar projetos é uma forma de se destacar no mercado de trabalho do setor social.
Organizações e Governos têm buscado por profissionais especialistas em gestão de projetos sociais para planejar cada etapa de um projeto de forma mais eficiente.
A gestão de projetos sociais está ligada com o objetivo de transformação social. Isso quer dizer que os projetos trabalhados são os que não têm lucro, mas que prezam por melhoria nas condições de vida das pessoas e na garantia de direitos humanos.
O que é mais difícil: construir um prédio ou acabar com a fome?
Então, um Assistente Social deve aprender Gestão de Projetos Sociais Porque…
O setor social é desafiador e possui diversos pontos para serem organizados. Para uma instituição funcionar ainda melhor, ter um gerenciamento de projetos pode ser a solução.
Essa área é importante para garantir o sucesso em um projeto, pois com uma gestão eficiente o resultado será dos melhores. Um bom Gestor de Projetos sempre encontra um jeito de fazer mais e melhor.
Ter uma Certificação Internacional ou um MBA em Gestão de Projetos Sociais, é uma forma de iniciar a sua jornada e de valorizar o seu currículo, mostando que você atende às expectativas das organizações. Essa pode ser a diferença que você precisava para se destacar e conseguir uma oportunidade nessa Área.
Artigo complementar:
Para entender também sobre os Salários dos Gestores Sociais Clique aqui.
Matrículas Abertas!
www.umanitar.com.br/all-courses
Artigo escrito por Carla Damião, Especialista em Projetos Sociais e Diretora da Umanitar Academy.
Quer se tornar um Gestor de Projeto de Alto Impacto e certificado internacionalmente? Clique Aqui!
Tag:Assistente social, Avaliação de Impacto, Avaliação de projeto social, Captação de Recursos, Certificação Internacional, certificado internacional, como ganhar editais, como ganhar edital, como montar uma ong, como trabalhar na onu, Conhecimento, Consultoria Social, Course, Curso de captação, Cursos para Governo, Cursos para ONG, Cursos terceiro setor, desenho de projeto social, empresa social, Ensino, filantropia, gestao agil, gestão agile, Gestão de Projetos, Gestao Pública, Gestão Social, Impacto Social, Marco Lógico, Master Umanitar GP Agile, Master Umanitar Impact, oportunidade, relações internacionais, Social, teoria de Mudança, terceiro setor, Umanitar Academy, vagas, vagas na onu